Coordenadores de mais de 200 escolas municipais participaram de palestra de formação continuada, da Coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME), na quarta-feira, 4.
Com o tema “Interações sociais dos alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) – avaliação e intervenção”, o objetivo é fortalecer a ação dos coordenadores pedagógicos na implementação da Política de Educação Inclusiva da rede municipal de educação. Atualmente, a rede atende a 183 crianças com autismo.
A diretora de ensino da SME, Zileide dos Santos conta que a formação constante dos profissionais da área é um dos pontos fortes da secretaria. “Esta capacitação serve para revisar os conhecimentos já adquiridos e também para aprender novos conceitos e abordagens do tema. E nós acreditamos que tendo profissionais bem preparados, mais humanos, estas crianças certamente atingirão o patamar de aprendizado e dignidade que elas merecem”, frisou.
A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Profª. Alzira Valladares concentra o maior numero de crianças autistas da rede, ao todo são 19 alunos.
A coordenadora pedagógica da unidade, Roselaine Ferraz, explica que a demanda aumentou devido à metodologia utilizada para a abordagem destas crianças. “No ato da matricula a gente faz entrevista com os pais para entender exatamente em qual nível cognitivo elas se encaixam e quais são as suas limitações e necessidades. E a partir daí montamos um plano de aula com todos os professores que a criança tem, focado exatamente no que ela precisa para evoluir.”, esclareceu.
Em sua quarta participação da capacitação, a pedagoga ainda afirma ter percebido uma grande melhora no nível de aprendizagem das crianças com deficiência e no comportamento dos colegas para com elas.
Além do autismo, o município de Cuiabá atende a outras 813 crianças com diversos tipos de deficiência, entre síndromes e transtornos.
Via 24HorasNews