Estimulando Mentes Criativas!

Psicanalista lança livro sobre autismo

A psicanalista Heleny Silvia Scrocchio Romero, 64 anos, de Rio Preto, vai lançar nesta sexta-feira, 26, no Espaço Psicanalítico, o livro Asas da Mente – Autismo e Clínica Psicanalítica (Appris Editora). A obra é fruto de sua dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto (Famerp).

“No livro, apresento um caso clínico de autismo e as conquistas obtidas pelo paciente por meio da psicanálise. É a primeira dissertação de mestrado da Famerp que envolve um caso clínico”, comenta Heleny, que atende há dez anos um garoto rio-pretense que é autista.

“Comecei a atendê-lo aos 3 anos. Hoje, ele está com 10. Quando ele chegou até mim, era uma criança retraída e que não falava. Hoje, se comunica de forma brilhante”, conta a profissional, que é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Segundo Heleny, existe um preconceito de que a psicanálise não serve para ser usada no tratamento do autismo. No entanto, desde 1943, há inúmeros profissionais que atuam nesse segmento e com resultados bastante significatórios.

“O acompanhamento do autista é feito por uma equipe multidisciplinar, que envolve, além do psicanalista, profissionais como fonoaudiólogo, psiquiatra e neurologista. A psicanálise não tem a pretensão de cuidar sozinha do autismo”, sinaliza ela.

A psicanalista ainda ressalta que os autistas são crianças singulares, ou seja, cada caso apresenta um tipo de sintoma, que precisa ser estudado a fundo pelos profissionais que acompanham essa criança.

SERVIÇO
Lançamento do livro Asas da Mente – Autismo e Clínica Piscanalítica
, de Heleny Silvia Scrocchio Romero. Sexta-feira, 26 de maio, às 20h. Espaço Psicanalítico (Rua Penita, 3366 – Rio Preto). Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *