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Saiba o que é a escala M-CHAT no Autismo

A Escala M-CHAT no Autismo é uma ferramenta altamente eficaz no diagnóstico do autismo nos dias de hoje. Conseguir esse diagnóstico o mais cedo possível é crucial para atenuar os sintomas e elaborar uma estratégia adequada para isso.

A Importância da Escala M-CHAT no Diagnóstico do Autismo

O autismo, um Transtorno Global do Desenvolvimento (também conhecido como Transtorno do Espectro Autista), é caracterizado por mudanças substanciais na comunicação, interação social e comportamento da criança.

A forma mais eficaz de diagnosticar é por meio de uma compreensão minuciosa do indivíduo e pela identificação precisa dos sinais e sintomas do transtorno.

Para essa finalidade, vários sistemas de diagnóstico são empregados para classificar o autismo. Os mais comuns são a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-10) e o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais da Academia Americana de Psiquiatria (DSM-V).

Funcionamento da Escala M-CHAT

Atualmente, um dos instrumentos mais prevalentes é a M-CHAT. Ela é uma ferramenta valiosa na prática rotineira de pediatras, indicando encaminhamento para um psiquiatra se houver um alto risco de autismo.

A M-CHAT é um questionário de triagem que pode ser usado por pediatras durante visitas regulares para identificar traços de autismo em crianças em estágios iniciais.

Dada a sua simplicidade, a M-CHAT não necessita de administração por médicos. As respostas aos itens da escala são baseadas nas observações dos pais em relação ao comportamento da criança e podem ser preenchidas em apenas alguns minutos.

Funcionamento da Escala M-CHAT

Esta escala é composta por 23 perguntas de resposta “sim” ou “não”, que devem ser preenchidas pelos pais ou responsáveis durante a consulta da criança.

Das perguntas totais, 14 foram desenvolvidas com base em sintomas frequentemente observados em crianças com autismo. Se a criança obtiver mais de 3 pontos de qualquer item, ela é considerada de alto risco para o autismo.

Se obtiver 2 pontos dos itens críticos (questões 2, 7, 9, 13, 14 e 15), também é classificada como de alto risco para autismo. As respostas “não” correspondem aos itens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 21 e 23. As respostas “sim” correspondem aos itens: 11, 18, 20, 22. Classificação das Crianças em Risco de Autismo com a Escala M-CHAT

A escala M-CHAT classifica as crianças em três níveis de risco: baixo, moderado e alto. Dessa forma:

Baixo Risco: Pontuação de 0 a 2
Poucas chances de desenvolver Transtorno do Espectro Autista, não sendo necessárias medidas de intervenção.
* Se a criança tiver menos de 2 anos (24 meses), é recomendada uma nova avaliação.
Risco Moderado: Pontuação de 3 a 7
Nesse caso, é crucial coletar detalhes sobre a história da criança, incluindo o início dos sintomas.
Alto Risco: Pontuação de 8 a 20
Com essa pontuação, é aconselhável agendar uma consulta com um especialista para confirmar ou descartar o diagnóstico e planejar o tratamento apropriado.

Portanto, quando a pontuação na escala M-Chat for 2 ou mais, pode indicar um risco de autismo, e a criança deve ser encaminhada para um especialista. Se a pontuação estiver entre 0 e 1, o autismo é improvável, mas pode ser recomendado repetir o teste posteriormente.

No entanto, uma pontuação entre 8 e 20 indica um alto risco de autismo. Se você observar sinais de autismo em seu filho ou aluno, é fundamental procurar avaliação de um profissional especializado.

Versão Final do M-CHAT em Português

  1.  Seu filho gosta de se balançar, de pular no seu joelho, etc.? Sim Não
  2.  Seu filho tem interesse por outras crianças? Sim Não
  3.  Seu filho gosta de subir em coisas, como escadas ou móveis? Sim Não
  4.  Seu filho gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou de esconde-esconde? Sim Não
  5.  Seu filho já brincou de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de-conta? Sim Não
  6.  Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Sim Não
  7.  Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para indicar interesse em algo? Sim Não
  8.  Seu filho consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair? Sim Não
  9.  O seu filho alguma vez trouxe objetos para você (pais) para lhe mostrar este objeto? Sim Não
  10. O seu filho olha para você no olho por mais de um segundo ou dois? Sim Não
  11. O seu filho já pareceu muito sensível ao barulho (ex. tapando os ouvidos)? Sim Não
  12. O seu filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso? Sim Não
  13. O seu filho imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?) Sim Não
  14. O seu filho responde quando você chama ele pelo nome? Sim Não
  15. Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu filho olha para ele? Sim Não
  16. Seu filho já sabe andar? Sim Não
  17. O seu filho olha para coisas que você está olhando? Sim Não
  18. O seu filho faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele? Sim Não
  19. O seu filho tenta atrair a sua atenção para a atividade dele? Sim Não
  20. Você alguma vez já se perguntou se seu filho é surdo? Sim Não
  21. O seu filho entende o que as pessoas dizem? Sim Não
  22. O seu filho às vezes fica aéreo, “olhando para o nada” ou caminhando sem direção definida? Sim Não
  23. O seu filho olha para o seu rosto para conferir a sua reação quando vê algo estranho? Sim Não

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