A Escala M-CHAT no Autismo é uma ferramenta altamente eficaz no diagnóstico do autismo nos dias de hoje. Conseguir esse diagnóstico o mais cedo possível é crucial para atenuar os sintomas e elaborar uma estratégia adequada para isso.
A Importância da Escala M-CHAT no Diagnóstico do Autismo
O autismo, um Transtorno Global do Desenvolvimento (também conhecido como Transtorno do Espectro Autista), é caracterizado por mudanças substanciais na comunicação, interação social e comportamento da criança.
A forma mais eficaz de diagnosticar é por meio de uma compreensão minuciosa do indivíduo e pela identificação precisa dos sinais e sintomas do transtorno.
Para essa finalidade, vários sistemas de diagnóstico são empregados para classificar o autismo. Os mais comuns são a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-10) e o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais da Academia Americana de Psiquiatria (DSM-V).
Funcionamento da Escala M-CHAT
Atualmente, um dos instrumentos mais prevalentes é a M-CHAT. Ela é uma ferramenta valiosa na prática rotineira de pediatras, indicando encaminhamento para um psiquiatra se houver um alto risco de autismo.
A M-CHAT é um questionário de triagem que pode ser usado por pediatras durante visitas regulares para identificar traços de autismo em crianças em estágios iniciais.
Dada a sua simplicidade, a M-CHAT não necessita de administração por médicos. As respostas aos itens da escala são baseadas nas observações dos pais em relação ao comportamento da criança e podem ser preenchidas em apenas alguns minutos.
Funcionamento da Escala M-CHAT
Esta escala é composta por 23 perguntas de resposta “sim” ou “não”, que devem ser preenchidas pelos pais ou responsáveis durante a consulta da criança.
Das perguntas totais, 14 foram desenvolvidas com base em sintomas frequentemente observados em crianças com autismo. Se a criança obtiver mais de 3 pontos de qualquer item, ela é considerada de alto risco para o autismo.
Se obtiver 2 pontos dos itens críticos (questões 2, 7, 9, 13, 14 e 15), também é classificada como de alto risco para autismo. As respostas “não” correspondem aos itens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 21 e 23. As respostas “sim” correspondem aos itens: 11, 18, 20, 22. Classificação das Crianças em Risco de Autismo com a Escala M-CHAT
A escala M-CHAT classifica as crianças em três níveis de risco: baixo, moderado e alto. Dessa forma:
Baixo Risco: Pontuação de 0 a 2
Poucas chances de desenvolver Transtorno do Espectro Autista, não sendo necessárias medidas de intervenção.
* Se a criança tiver menos de 2 anos (24 meses), é recomendada uma nova avaliação.
Risco Moderado: Pontuação de 3 a 7
Nesse caso, é crucial coletar detalhes sobre a história da criança, incluindo o início dos sintomas.
Alto Risco: Pontuação de 8 a 20
Com essa pontuação, é aconselhável agendar uma consulta com um especialista para confirmar ou descartar o diagnóstico e planejar o tratamento apropriado.
Portanto, quando a pontuação na escala M-Chat for 2 ou mais, pode indicar um risco de autismo, e a criança deve ser encaminhada para um especialista. Se a pontuação estiver entre 0 e 1, o autismo é improvável, mas pode ser recomendado repetir o teste posteriormente.
No entanto, uma pontuação entre 8 e 20 indica um alto risco de autismo. Se você observar sinais de autismo em seu filho ou aluno, é fundamental procurar avaliação de um profissional especializado.
Versão Final do M-CHAT em Português
- Seu filho gosta de se balançar, de pular no seu joelho, etc.? Sim Não
- Seu filho tem interesse por outras crianças? Sim Não
- Seu filho gosta de subir em coisas, como escadas ou móveis? Sim Não
- Seu filho gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou de esconde-esconde? Sim Não
- Seu filho já brincou de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de-conta? Sim Não
- Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Sim Não
- Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para indicar interesse em algo? Sim Não
- Seu filho consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair? Sim Não
- O seu filho alguma vez trouxe objetos para você (pais) para lhe mostrar este objeto? Sim Não
- O seu filho olha para você no olho por mais de um segundo ou dois? Sim Não
- O seu filho já pareceu muito sensível ao barulho (ex. tapando os ouvidos)? Sim Não
- O seu filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso? Sim Não
- O seu filho imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?) Sim Não
- O seu filho responde quando você chama ele pelo nome? Sim Não
- Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu filho olha para ele? Sim Não
- Seu filho já sabe andar? Sim Não
- O seu filho olha para coisas que você está olhando? Sim Não
- O seu filho faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele? Sim Não
- O seu filho tenta atrair a sua atenção para a atividade dele? Sim Não
- Você alguma vez já se perguntou se seu filho é surdo? Sim Não
- O seu filho entende o que as pessoas dizem? Sim Não
- O seu filho às vezes fica aéreo, “olhando para o nada” ou caminhando sem direção definida? Sim Não
- O seu filho olha para o seu rosto para conferir a sua reação quando vê algo estranho? Sim Não