A ecolalia é a repetição de certas palavras ou frases faladas por outra pessoa, imediatamente ou mais tarde. Muitas vezes, é descrita como uma imitação parecida com a de um papagaio. Por exemplo, quando perguntam: “Você quer suco?”, uma criança com ecolalia pode responder “Quer suco?”. O processo é, até certo ponto, considerado parte normal da aquisição de linguagem em crianças muito pequenas. No entanto, as autistas podem utilizá-lo mais, e as pessoas com autismo podem empregá-lo durante a adolescência e a vida adulta
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Ensinando roteiros
- 1.Saiba o propósito dos roteiros.Os autistas podem confiar neles para facilitar a comunicação. Muitas crianças com essa condição repetem palavras e frases como uma maneira de dizer: “Ouvi o que você disse e estou pensando na resposta”.
- Tente permanecer calmo e paciente ao interagir com a criança. Se você pensar no fato de que a ecolalia tem um propósito comunicativo e não é apenas uma maneira de frustrar as pessoas, pode conseguir vê-la do ponto de vista da criança.
- 2.Ensine o roteiro “Eu não sei”.As crianças autistas devem ser incentivadas a responder “Eu não sei” para as perguntas cujas respostas não sabem. Há evidências que sugerem que treinar uma criança para dar essa resposta quando apropriado ajuda no aprendizado e no uso correto dessa nova frase.
- Tente perguntar uma série de coisas cuja resposta você saiba que a criança não conhece. Por exemplo, pergunte: “Onde estão seus amigos?” e responda dizendo: “Eu não sei”. Em seguida, “Qual a capital da China?”, seguido por: “Eu não sei”. Você pode anotar várias perguntas antes e praticar esse roteiro várias vezes.
- Outra maneira de ensinar o “Eu não sei” é chamando outra pessoa para responder às perguntas com essa frase.
- 3.Induza a criança a dar a resposta correta.
- As crianças podem usar a ecolalia quando não sabem como responder ou como transformar seus pensamentos em palavras apropriadas. Fornecer um roteiro ajuda-as a saber o que dizer.
- Por exemplo, pergunte: “Qual o seu nome?” e dê a resposta correta (o nome da criança). Repita até que ela tenha aprendido o roteiro certo e faça o mesmo com todas as perguntas que tenham sempre a mesma resposta. “De que cor é a sua casa?” seguido por: “Marrom” e “Qual o nome do seu cachorro?”, seguido por: “Rex”. É importante que você forneça as respostas toda vez para ensinar o roteiro até que a criança comece a fazer sozinha.
- Essa abordagem só funciona para perguntas que sempre tenham a mesma resposta. Por exemplo, não daria certo com “Qual a cor da sua camiseta?”, porque a cor vai mudar a cada dia.
- 4.Ensine vários roteiros a seu filho.Dessa maneira, ele poderá comunicar coisas básicas com sucesso, mesmo quando estiver se sentindo sobrecarregado.
- Esse processo gradual pode fornecer à criança as ferramentas para adquirir confiança, vocabulário, comunicação e interação adequada.
- 5.Ensine roteiros que se concentrem nas necessidades.Se uma criança autista não consegue comunicar suas necessidades, ela pode se tornar frustrada ou estressada e ter uma crise nervosa. Os roteiros ajudarão a criança a dizer a você do que precisa, permitindo que o problema seja corrigido antes que ela seja levada ao extremo e comece a gritar ou chorar. Exemplos de roteiros incluem:
- Preciso de um tempo.
- Estou com fome.
- Está muito alto.
- Pare, por favor.
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Usando a técnica de modelo
- 1.Use as palavras exatas que quer que a criança utilize.O modelo deve incluir as palavras e frases exatas que a criança possa entender, aprender e reproduzir. Ele as ajuda a compreender como colocar em frases aquilo que se quer dizer.
- Por exemplo, você já sabe que a criança não gosta de brincar com um certo brinquedo, mas para ensiná-la a expressar isso verbalmente, você pode oferecer o objeto e usar frases ou palavras como: “Não, obrigado” ou: “Eu não quero”.
- Quando a criança usar a frase desejada, dê a ela o resultado esperado. Por exemplo, se a criança disser: “Eu quero mais, por favor”, dê mais a ela.
- Se você repetir a frase várias vezes e a criança não responder, faça a ação desejada. A criança começará a associar a frase com a ação. Em seguida, tente novamente mais tarde. Com o tempo, a criança começará a usar a frase.
- 2.Deixe algo não dito nas suas frases e aponte para a resposta.Se pretende dar a seu filho um lanche ou se for hora dele tomar leite, você pode modelar dizendo: “Quero tomar ____ (aponte para o leite e diga “leite”). Ou diga: “Gostaria de ____” (aponte para o lanche e diga “lanchar”). Com o tempo, a criança preencherá o silêncio sozinha.
- 3.Faça declarações a seu filho, em vez de perguntar.É melhor evitar questões como: “Você quer?” ou “Quer ajuda?”, pois ele repetirá as perguntas. Em vez disso, diga o que ele deve dizer.
- Por exemplo, se você o vir tentando alcançar algo, em vez de perguntar “Quer que eu te ajude?”, tente dizer: “Me ajude a alcançar meu brinquedo, por favor” ou “Me levante para que eu possa alcançar meu livro”. Encoraje-o a repetir a frase. Em seguida, a criança repetindo ou não, ajude-a.
- 4.Evite dizer o nome da criança no final das frases.Ela começará a repeti-lo, o que não fará sentido. Ao dizer “Oi” ou “Boa noite”, diga apenas a frase, sem o nome da criança depois. Ou, você pode dizer o nome dela primeiro e então pausar e dizer o que pretende depois.
- Quando precisar elogiar a criança por algo que ela fez bem, em vez de usar o nome dela, utilize apenas a frase ou palavra de elogio. Em vez de: “Muito bem, Alex!”, diga apenas: “Muito bem!” ou demonstre com ações como um beijo, um tapinha nas costas ou um abraço.
- 5.Mantenha o aprendizado divertido e leve.Escolha um momento em que vocês estejam relaxados e esteja disposto a tornar a situação boba ou a transformá-la em um jogo para ajudar a criança a ficar ansiosa pela lição, além de dar a vocês dois uma oportunidade de se conectarem e se divertirem.
- O ensino não deve ser doloroso nem envolver uma batalha de egos. Se um de vocês ou ambos estiverem ficando muito frustrados, parem e tentem novamente depois.
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Entendendo os propósitos comunicativos da ecolalia
- 1.Aprenda sobre os propósitos da ecolalia no autismo.Ela tem muitos usos como forma de comunicação, e as crianças autistas podem usá-la se:
- Não souberem o significado de palavras individuais ou o propósito ou o uso das perguntas. Nesses casos, as crianças usarão frases que ouviram para se comunicar. Por exemplo, dizer: “Você quer um biscoito?” em vez de: “Posso pegar um biscoito?” porque, no passado, quando um adulto fez a primeira pergunta, um biscoito se materializou.
- Elas estiverem estressadas. A ecolalia é mais fácil do que a fala espontânea, e portanto mais simples de usar durante o estresse. Por exemplo, um autista em uma sala cheia de gente pode sofrer para processar todo o ruído e o movimento ao redor dele, por isso formar frases completas pode ser demais.
- Elas estiverem se sentindo da mesma maneira que se sentiram em outro momento no qual a frase foi usada. A ecolalia pode transmitir sentimentos. Por exemplo, a criança pode dizer: “A piscina está fechada hoje” para expressar todo tipo de frustração porque houve uma vez em que a piscina estava fechada e ela ficou decepcionada.
- Elas precisarem de tempo para pensar. Por exemplo, quando perguntam o que ela deseja jantar, uma pessoa autista pode perguntar a si mesma: “O que desejo jantar?” para demonstrar que ouviu e ganhar um tempo para pensar.
- Elas estiverem tentando se conectar. A ecolalia pode ser usada como um jogo ou uma piada.
- 2.Lembre-se de que a ecolalia atrasada pode ser utilizada fora da interação social, o que pode ajudar as pessoas autistas de diversas maneiras:
- Lembrar-se de coisas. As crianças autistas podem ter problemas para se lembrar de uma série de passos e podem repetir a sequência para si mesmas enquanto trabalham, o que as ajuda a recordar e garante a elas que estão fazendo tudo corretamente. Por exemplo: “Pegue um copo. Despeje o suco com cuidado, não rápido demais. Coloque a tampa de novo. Bom trabalho”.
- Acalmar-se. Repetir uma frase calmante pode ajudar as crianças autistas a controlar suas emoções e a relaxar.
- Estereotipia ou autoestimulação. A estereotipia vocal pode ajudar em vários aspectos: na concentração, no autocontrole e na melhoria do humor. Se a criança estiver perturbando os outros, você pode pedir a ela para abaixar o volume, mas geralmente é melhor deixá-la.
- 3.Preste atenção a quando o seu filho usa a ecolalia para ajudar você a descobrir seu propósito.
- Uma criança que usa a ecolalia antes de uma crise nervosa a está usando por causa de estresse severo ou de sobrecarga sensorial.
- Uma criança que repete sua pergunta (ex.: “Você quer um biscoito?” para expressar que quer um biscoito) pode não entender o significado ou o propósito de uma pergunta.
- Uma criança que repete frases para si mesma em uma voz cantante provavelmente a está usando para se concentrar ou para se divertir.
- 4.Lide com as frustrações da sua parte.Às vezes, pode ser uma experiência frustrante ter o final de todas as suas frases e perguntas repetido. Lembre-se de que a criança está tentando se comunicar ao fazê-lo, só que ela ainda não tem as mesmas capacidades linguísticas que você.
- Respire fundo. Se precisar, vá para outro cômodo por um tempo, caso esteja muito frustrado, e respire fundo para se acalmar.
- Lembre-se de que a criança provavelmente está frustrada também, pois ela certamente não está tendo crises por diversão.
- Cuide de si mesmo. Às vezes, ser pai ou mãe pode ser cansativo, e não há nada de errado em admitir isso. Tome um banho, pratique ioga, passe um tempo com outros adultos e considere entrar em um grupo comunitário para pais ou cuidadores de crianças com autismo e outras deficiências.
- 5.Mantenha-se paciente e dê um tempo a seu filho.Quando as crianças autistas não se sentem pressionadas para responder imediatamente, elas podem se sentir mais relaxadas e usar a linguagem melhor. Seja paciente e deixe claro que está feliz por ouvir o que ele tem para dizer, não importa quanto tempo leve para ele conseguir.
- Faça pausas na conversa para que seu filho possa pensar. Formar uma resposta coerente pode exigir bastante energia cognitiva dele.
Via Wikihow