Tem sido cada vez maior o número de pessoas diagnosticadas dentro do transtorno do espectro do autismo. Várias barreiras relacionadas ao diagnóstico precoce foram quebradas e há um movimento crescente de conscientização de famílias, profissionais das áreas de saúde e educação e da sociedade como um todo. Pessoas com autismo necessitam de assistência contínua e intensiva, em geral, por longos períodos de suas vidas. Suas famílias, ao mesmo tempo, precisam de suporte e orientação, e a busca por tratamentos adequados e eficientes aumenta diariamente.
Intervenções fundamentadas nos princípios da análise do comportamento, comumente chamadas de ABA (do inglês, Applied Behavior Analysis), envolvem o ensino intensivo e individualizado de comportamentos que permitam que a pessoa com autismo possa ter uma vida autônoma e integrada à comunidade, e são reconhecidas como as mais eficientes no tratamentos desses indivíduos.
Considerando o impacto social, econômico e emocional que o diagnóstico tem sobre essas famílias e a ampliação desse campo de atuação que requer formação continuada e especializada, o curso de Pós-graduação em Análise do Comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista investe na capacitação de profissionais para promover intervenções adequadas, éticas e baseadas em evidências, que possam efetivamente produzir mudanças e trazer maior qualidade de vida aos seus atendidos e suas famílias.