Estimulando Mentes Criativas!

O que a criança deve entender em cada idade?

A compreensão é tão importante quanto à fala e tem o seu início até mesmo antes dela!

Só podemos nos expressar adequadamente quando anterior a isso entendemos bem. Ou seja, ouvimos para entendermos e então melhoramos a nossa fala e expressão.

Assim, muitas vezes, uma dificuldade de fala está interligada a uma dificuldade de compreensão. Por isso, antes de tudo, devemos saber se a criança está ouvindo os sons e se entende o que está sendo dito à ela.

No desenvolvimento de linguagem compreensiva da criança, ela primeiro ouve os sons para depois tentar imitá-los. E aprende por imitação. Assim, é muito importante que, desde o início do nascimento, os pais reparem em como os seus filhos respondem ao ambiente em que vivem.

Quando os pais observarem alterações na linguagem seja ela compreensiva ou expressiva, é muito importante buscar ajuda de um Fonoaudiólogo. Este profissional fará uma avaliação de linguagem, devendo solicitar exames de audição, além disso, fará testes de reconhecimento de sons, de palavras, de figuras e de objetos com a criança, sempre de maneira lúdica, interativa e divertida.

Segue uma breve descrição do que podemos esperar de cada fase em relação a habilidade de compreensão, dos 0 meses até os 3 anos!

 

0 a 3 meses:

-Acalma-se ao ouvir voz da mãe

-Discrimina face materna

-Responde ao sorriso

-Assusta-se com sons intensos

-Procura por som com olhar

 

4 a 6 meses:

-Atenção e discriminação de vozes (entende vozes amistosas ou zangadas)

-Localiza som lateralmente, ambos os lados

-Sorri ao se ver no espelho

-Compreende expressões faciais e alguns gestos

-Brinca de esconde-esconde

-Vira-se para fonte sonora

-Atende ao nome

 

7 a 9 meses:

-Vira a cabeça diretamente para som lateral e indiretamente para baixo

-Atende ao ser chamado

-Toca na própria imagem no espelho

 

10 a 12 meses:

-Localiza som diretamente para baixo

-Entende questões simples (quer um biscoito?, dá tchau, joga beijo, bate palma, me dê, ponha a colher dentro do copo, mexa, não-não, papai chegou, vamos passear)

-Aponta para olhos, nariz,boca

 

1 ano e 1 mês a 1 ano e 3 meses:

-Aponta para 3 objetos diferentes

-Entende ordens simples: cadê o sapato?, cadê a mamãe?, cadê a chupeta?

 

1 ano e 4 meses a 1 ano e meio:

-Pecepção das emoções dos outros

-Aponta para objetos ao ouvir nomes

-Compreensão de ordens simples sem apoio de gestos: aponta partes do corpo

-Discrimina sim e não

 

1 ano e 7 meses a 2 anos:

-Responde a comandos simples como (dê o leite para boneca)

-Compreende em torno de 300 palavras

 

2 anos e 1 mês a 2 anos e meio:

-Compreende cerca de 500 palavras

-Identifica objetos pela função (me mostre aquilo)

 

2 anos e 7 meses a 3 anos:

-Compreende em torno de 900 palavras

-Compreende eu, ela, meu, seu

-Responde perguntas com

-Compreende ordens sem apoio de gestos: dá comida para o nenê, penteia o nenê, limpa a boca do nenê

-Atento a histórias curtas

-Aponta para figuras e partes de boneca quando solicitada

-Discrimina solicitações similares ((Dê o copo para Isa; Dê o prato para Isa) que se come/veste)

-Aponta 5 figuras apresentadas

-Discrimina 2 advérbios (em cima, embaixo, dentro e fora)

-Executa comandos duplos (“pegue seu livro e coloque na estante”)

-Compreende conceitos de “um”, “todos”

-Atenta a histórias com 5 a 10 minutos quem, onde, o que

-Entende conceitos como em cima, embaixo, grande, pequeno

-Escuta história atenta por até 20 minutos

-Aponta até 3 cores primárias

Via Descobrindo Crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *