Você já deve ter ouvido falar que passamos um terço da nossa vida dormindo. Nosso descanso e a saúde do nosso organismo são diretamente influenciados pela postura que adotamos ao dormir e pelas coisas que fazemos antes de deitar.
O Incrível.club reuniu para você recomendações de vários especialistas sobre como dormir para amenizar seus problemas de saúde.
Dor nos ombros
Se você tem dor nos ombros, deve evitar dormir de lado, sobretudo em cima do lado dolorido. Dormir de barriga para baixo também não é recomendado, já que, nesta posição, os ombros não ficam na postura correta.
A melhor opção é dormir de costas. Use um travesseiro fino ou, ainda melhor, um ortopédico. Coloque um segundo travesseiro sobre o estômago, abraçando-o. Assim, seus ombros ficarão numa posição correta e estável.
Caso não consiga dormir de costas, é permitido dormir de lado, mas do lado contrário ao dolorido. Nesse caso, dobre os joelhos e leve-os em direção ao peito. Coloque um travesseiro entre as pernas. Não coloque a mão, pois isso criaria uma postura não natural do ombro.
Dor nas costas
Começa com a escolha certa do colchão: um macio não é para você. Quem sofre com dores nas costas precisa manter a curva natural da coluna.
A maneira mais eficiente seria dormir de costas. Coloque um travesseiro sob as pernas para restabelecer a curvatura da coluna, reduzindo a tensão nos tendões. Você também pode colocar uma toalha enrolada embaixo da cintura, o que irá garantir um apoio adicional às costas.
Se estiver acostumado a dormir de barriga para baixo, coloque um travesseiro pequeno sob a pélvis, para que as costas não curvem mais que o normal.
Para as pessoas que preferem dormir de lado, os médicos aconselham optar pela postura fetal. Leve as pernas em direção ao estômago, o que fará com que as costas curvem. Coloque um travesseiro ou almofada pequena entre as pernas para evitar o movimento do quadril e a consequente sobrecarga na parte baixa das costas.
Fonte: mayoclinic, sleepfoundation
Dor no pescoço
Assim como acontece nos casos de dor nas costas, é preciso garantir uma postura confortável e correta do pescoço.
A melhor opção é dormir de costas, colocando um travesseiro sob a cabeça e também embaixo de cada braço. É muito importante usar o travesseiro certo: escolha um ortopédico, em formato de tubo.
Caso goste de dormir de lado, não use travesseiros altos demais. A melhor espessura é de até 15 centímetros. O travesseiro perfeito deve ter a altura do ombro, para manter o pescoço na posição correta.
Se preferir dormir de barriga para baixo, use um travesseiro bem fino. Mas é melhor evitar dormir nessa posição, já que, nesse caso, o pescoço fica sempre virado para um lado.
Fonte: Journal of Pain Research, spine-health
Insônia
Claro que, nessas situações, é difícil não usar o celular ou o computador antes de dormir, mas faça o esforço. Afinal, esta é uma solução para quem passa horas revirando na cama tentando pegar no sono. A luz dos dispositivos eletrônicos influencia negativamente no ciclo do sono.
Além disso, seis horas antes de dormir, evite consumir cafeína. E não falamos apenas do café, mas também de Coca-Cola, bebidas energéticas, chá preto e chocolate.
Faça exercícios pela manhã e à noite. Isso ajuda a tonificar o corpo, melhorando a circulação sanguínea e facilitando o sono.
Acordar várias vezes durante a noite
Se você acorda muito durante à noite, além de deixar de lado os aparelhos eletrônicos, evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool altera o equilíbrio hídrico e também a fase mais longa do sono. Por isso, acordamos durante a noite.
Além disso, verifique a temperatura do seu quarto. A ideal é de 20 a 22°С. Quando faz calor demais, é realmente difícil pegar no sono. Quando está muito frio, por outro lado, existe o risco de resfriados.
Dificuldade para acordar
Pode parecer que todo mundo sofre deste mal, mas, por mais estranho que possa parecer, ele é facilmente solucionado. Programe o alarme para o mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana. Claro que, para acordar cedo, é preciso ir para a cama cedo também, e nem sempre esta é uma tarefa fácil.
Fonte: Tandfonline, Jstage, PubMed
Roncos
Caso você ronque muito, não durma de costas. Nesta posição, os tecidos moles da garganta “grudam” entre si, criando um obstáculo para o fluxo de ar.
Preste atenção ao travesseiro. Um travesseiro muito macio faz com que sua cabeça incline para trás, tornando os roncos mais fortes. Use um travesseiro adicional para evitar que sua língua vá para trás, evitando os roncos.
Durma de lado. Assim, sua cabeça fica numa posição natural, sem impedir o fluxo de ar.
Faça exercícios anti-ronco. Há ’treinos’ simples para o músculo da língua e garganta que também são úteis para combater os roncos.
Fonte: Harvard Medical School
Cãibras
Cãibras são espasmos musculares que, durante a noite, acontecem geralmente nas pernas. Quase 80% das pessoas sofrem com este problema, independentemente de idade. As cãibras podem ser resultados de doenças, problemas no sistema nervoso e falta de microelementos. Por isso, caso sofra frequentemente com elas, procure um médico.
As cãibras, porém, acontecem também com pessoas totalmente saudáveis. Elas podem surgir em decorrência de uma atividade física intensa, fadiga muscular, estresse e ainda trabalho sedentário.
Para se livrar das cãibras, faça qualquer tipo de exercício físico que melhore o alongamento e fortaleça os músculos das pernas. Yoga ou massagem antes de dormir são ótimas ideias. O importante é lembrar que isso deve se tornar um hábito, para que o resultado desejado seja obtido.
Fonte: Cleveland Clinic, Mayo Clinic
Outros problemas
Os motivos que levam à dificuldade para dormir podem ser variados: começando pelo cansaço extremo, passando pelo uso de um calçado incômodo e indo até os problemas de digestão e no sistema nervoso. Portanto, para determinar a causa com exatidão e escolher o tratamento adequado, é necessário procurar a ajuda de um especialista. Caso tudo esteja bem com sua saúde, mas as sensações desagradáveis permanecerem, siga as recomendações gerais.
Se você sofre de azia durante a noite, uma boa ideia é dormir do lado esquerdo, com a cabeça apoiada num travesseiro elevado. Esta posição evita que o conteúdo do estômago volte ao esôfago, prevenindo a azia.
Suas pernas doem à noite? Então, ao deitar, mantenha-as num nível mais elevado. Para isso, um rolo feito com um cobertor pode ajudar. Outra opção é apoiar as pernas na cabeceira da cama. O sangue venoso acumulado durante o dia irá circular, e a sensação nos membros inferiores vai melhorar. Não esqueça de fazer uma leve massagem nos pés antes de dormir, evite chás fortes e café ao menos seis horas antes de deitar.