Estimulando Mentes Criativas!

Livros Infantis: A Magia de Personagens com Autismo

A Importância da Representatividade Autista no Mundo da Literatura Infantil

Livros infantis são portas mágicas para mundos cheios de aventuras e descobertas. Através deles, crianças vivenciam histórias, aprendem lições e expandem sua imaginação. E, para crianças com autismo, esses livros podem ser ainda mais significativos. Já pensou em ler para o seu filho, uma história com personagens com autismo?

A Magia da Leitura:

Mergulhar em um livro permite que as crianças se emocionem com as aventuras dos personagens. Além disso, elas levam as lições aprendidas para a vida real. Para pais e filhos com autismo, a leitura pode ser uma ponte. Pessoas com TEA enfrentam desafios na comunicação, e os livros podem ajudar a superar essas barreiras, promovendo conexão e autonomia.

Desafios e Encantos da Leitura para Crianças com Autismo

No início, a leitura pode parecer um desafio para crianças com autismo. Isso ocorre porque exige atenção e compreensão. No entanto, as ilustrações vibrantes e as cores dos livros infantis são ferramentas poderosas. Elas capturam a atenção da criança, facilitando a conexão com a história.

Aproximando Crianças Autistas da Literatura

A boa notícia é que a literatura é inclusiva. Existem livros infantis com personagens com autismo, tornando a história mais relatable para o pequeno leitor. Portanto, para famílias com crianças com TEA que desejam cultivar o amor pela leitura, há opções maravilhosas disponíveis.

Recomendações de Livros com Personagens com Autismo:

Pensando em ajudar famílias nessa jornada, selecionamos livros infantis incríveis. Cada um deles narra aventuras emocionantes com personagens com TEA. Vamos conferir?

Clique nos títulos ou nas imagens para acessar mais detalhes:

Enquanto Isso… No Mundo do Autismo

Este livro foi criado para que crianças com Transtornos do Espectro do Autismo possam ser mais compreendidas. Na história de Tito, mostram-se características de uma realidade que é mais comum do que se imagina. Leitura destinada a todas as crianças, a seus pais e aos seus professores!


O menino azul e a família colorida

O livro traz a história de uma mãe que é pega de surpresa pela chegada de um bebê diferente. Um bebê azul. Através de uma bela metáfora, de vivências próprias e de uma sensibilidade ímpar, Zilah Ramires Ferreira transmite aos pequenos leitores uma importante mensagem a respeito do apoio e da compreensão necessários para se lidar com uma criança autista. É uma história infantil, mas cujo conteúdo também emocionará e auxiliará os adultos que buscam compreender melhor o assunto.


Uma Mente Diferente

Pode parecer muito difícil acolher alguém diferente. Por isso, este livro procura explicar como funciona a mente de uma criança no espectro autista e, assim, tornar muito mais fácil para as demais crianças compreendê-la e se tornarem verdadeiros amigos. Esta é a história de um menino alegre e amoroso, que adora socializar, mas tem muita dificuldade em se comunicar e manter sua mente calma. Isso pode assustar as outras crianças, que não sabem como lidar com ele. Durante a história, o menino mostra às demais crianças como pode ser fácil ajudar e derrubar as barreiras para que ele seja incluído e querido pelos amigos. Uma mente diferente é um livro infantil indicado para crianças de 3–8 anos de idade, escrito por Natasha Meschiatti, ilustrado por Thassiel Melo e publicado pela Tudo!


O fone que não toca música

Não tem como falar sobre bullying sem falar sobre inclusão. Em “O fone que não toca música” as crianças conhecem Eric, autista, e sua amiga Ana, neurotípica, em uma aventura repleta de aprendizados sobre amizade e respeito. Thaís Cardoso, a Thata da Família Tagarela, traduz em palavras delicadas a seriedade do tema, para que crianças típicas e atípicas e suas famílias se identifiquem com a vivência dos personagens. Um livro para ser lido por toda criança, para que elas entendam desde o começo da vida a importância do respeito, da amizade e da inclusão. “‘O fone que não toca música’ é um livro infantil recheado de ternura e de aconchego familiar. A obra aborda um assunto sério: as diferenças humanas não devem se traduzir em agressividade.


Leo Descobre Que é Autista

Esta coleção e pioneira ao falar de autismo para crianças, pais e professores, ilustrando a descoberta, busca por tratamento e aceitação por meio de situações diárias, vividas por aqueles que acompanham ou tem essa condição. São livros criados com o intuito de ajudar a melhorar a vida de crianças, com personagens com autismo. Que possa trazer esclarecimentos a todos e mais inclusão a estes pequenos tão especiais.

Gostaram? Comente aqui embaixo quais você já leu com seu pequeno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *