Estimulando Mentes Criativas!

Como se Preparar para uma Gravidez Depois dos 40 Anos

Muitas mulheres decidem ter filhos quando estão mais maduras, mas a gravidez após os 40 anos pode representar riscos e complicações adicionais para a mãe e o bebê. Embora seja muito comum ter uma gravidez saudável após os 40, se você se preparar antes de engravidar, você pode ajudar a manter seu corpo nas melhores condições possíveis para uma gravidez bem sucedida. As mulheres que desejam ter filhos depois dos 40 também precisam se preparar para um maior risco de complicações durante a concepção, dificuldades no parto e uma maior probabilidade de que seus bebês possam apresentar Síndrome de Down ou outras doenças no nascimento.

Passos

  1. 1.Antes de tentar engravidar, agende uma consulta com seu médico ou ginecologista.
    Quando as pessoas envelhecem, a probabilidade dela ter problemas de saúde comuns aumenta, tais como hipertensão arterial e diabetes, e as mulheres mais velhas também podem ser mais propensas a ter problemas que comprometam a fertilidade, como a síndrome dos ovários policísticos ou a endometriose. Um médico pode ajudá-la a identificar esses problemas de saúde.
    • Lembre-se de informar ao seu médico que você deseja engravidar. Peça que ele dê a você um quadro realista do tempo que você deve levar para resolver ou tratar quaisquer problemas de saúde existentes antes de tentar engravidar.
    • Se informe para saber se você poderá continuar usando algum medicamento que você está usando atualmente quando você for tentar engravidar, e quando estiver grávida ou amamentando. Pergunte ao seu médico sobre terapias alternativas e medicamentos seguros para a gravidez e seja realista sobre a possibilidade de você conseguir tratar dos seus problemas de saúde sem o uso da medicação, caso essa seja a única opção para uma gravidez segura.
    • Avalie com seu médico quais problemas de saúde são os mais importantes para serem tratados antes da gravidez. Porque na maioria das mulheres, a fertilidade começa a decair depois dos 35 anos, muitas mulheres que estão se preparando para uma gravidez depois dos 40 precisam equilibrar a necessidade de tratar os problemas de saúde com uma rápida diminuição da fertilidade.
    • Tome qualquer vacina que seu médico recomendar. Seu médico pode pedir um exame de sangue para verificar se você tem imunidade para doenças como rubéola e catapora; espere 1 mês para tentar engravidar depois de tomar uma vacina.
  2. 2.Trate qualquer problema de saúde existente antes de engravidar.
    Problemas de saúde que atualmente têm um efeito pequeno no seu dia-a-dia podem se tornar complicações mais graves depois que você engravidar. Por exemplo, uma diabete não tratada corretamente pode aumentar significativamente o risco de aborto espontâneo; e se você tiver uma pressão moderadamente alta, ela pode aumentar ainda mais e de forma rápida com a gravidez.
    • Faça um tratamento para DSTs imediatamente, já que elas podem causar infertilidade.
    • Tente chegar ao seu peso ideal. Estar acima ou abaixo do seu peso ideal pode causar problemas significativos durante a sua gravidez ou quando você estiver tentando engravidar. Por exemplo, mulheres que estão muito abaixo do peso podem ter ciclos anovulatórios, tornando a concepção impossível.
  3. 3.Melhore a sua nutrição.
    Uma boa nutrição é muito importante, especialmente durante o período anterior a gravidez, já que manter os níveis corretos de ácido fólico e de outras vitaminas podem ajudar a prevenir certos defeitos de nascimento.
    • Embora existam suplementos de vitamina, tente aumentar sua ingestão de alimentos naturais que contenham folato, incluindo frutas cítricas, legumes e folhas verdes escuras. O folato pode ajudar a prevenir anemia e malformação congênita.
    • Coma grãos integrais, carboidratos complexos e diminua a quantidade de carboidratos refinados que você consome.
    • Ingira proteína comendo carnes magras e peixes ricos em ômega-3, como o salmão, ovos e laticínios com baixo teor de gordura.
    • Reduza a quantidade de açúcar que você come.
  4. 4.Comece a se exercitar ou aumente o nível de atividade que você faz.
    Exercícios podem ajudá-la a manter um peso saudável e eles podem contribuir para uma melhor gravidez e um trabalho de parto mais confortável.
    • Inclua na sua rotina tanto exercícios aeróbicos quanto treinamentos de resistência.
  5. 5.Tome um suplemento de ácido fólico.
    Escolha um suplemento que forneça pelo menos 400 mcg de ácido fólico por dia. O ácido fólico é a forma sintética do folato e ele pode reduzir a incidência de problemas no tubo neural.
    • Comece a tomar o ácido fólico pelo menos 3 meses antes de você começar a tentar engravidar.
  6. 6.Pare de fumar e evite ser uma fumante passiva.
    Fumar pode diminuir a fertilidade, levando até mesmo a menopausa precoce, e fumar causa diversas complicações durante a gravidez, como um baixo peso do recém-nascido e um aumento nas taxas de insuficiência respiratória dos bebês.
    • Converse com o seu parceiro caso ele seja fumante. Ser fumante passiva também é muito prejudicial, e os homens que fumam têm uma baixa fertilidade comparado aos não fumantes.
  7. 7.Considere o risco de defeitos congênitos que podem acontecer.
    Embora muitas mulheres mais velhas tenham uma gravidez saudável, a realidade é que a taxa de malformação congênita é muito maior em crianças que nasceram de mulheres com mais de 40 anos. Uma em cada 100 mulheres com 40 anos que estão grávidas vão ter um bebê com Síndrome de Down, e o risco aumenta com a idade, elevando-se para a 1 em cada 30 mulheres com 45 anos de idade.

    • Converse com o seu parceiro e/ou família sobre a possibilidade de defeitos de nascimento. Decida se você está disposta a correr o risco e planeje como você iria lidar com esse diagnóstico.
    • Pesquise sobre os testes de diagnóstico adicionais disponíveis durante a gravidez. Você pode se interessar pela amniocentese ou pela coleta de vilosidades coriônicas (CVS), mas ambos os testes têm um pequeno risco de aborto.
  8. 8.Leve em conta a maior taxa de perda da gravidez.
    A taxa estimada de aborto espontâneo para mulheres entre 40 e 45 anos é de 35% e ela sobe para mais de 50% para as mulheres com mais 45. As mulheres mais velhas também sofrem uma maior taxa de natimorto, de 2 a 3 vezes maior do que para as mulheres na casa dos 20 anos. Natimorto é a morte do feto após 20 semanas de gravidez. Avalie se você está emocionalmente preparada para ter uma perda da gravidez, possivelmente várias vezes, ao tentar ter um bebê.
  9. 9.Marque uma consulta com um conselheiro genético.
    Se você está preocupada com o risco de defeitos congênitos ou outros problemas de saúde para o feto, um conselheiro genético pode ajudá-la a avaliar a probabilidade de problemas.
    • Junte informações sobre os membros da família materna e paterna, incluindo quaisquer doenças, condições de saúde ou problemas reprodutivos existentes. O conselheiro irá usar seu histórico familiar como parte da avaliação.
  10. 10.Tenha acompanhamento médico durante a tentativa da concepção.
    Como a probabilidade de problemas de fertilidade é muito maior para as mulheres com mais de 40 anos, você deve se consultar com um médico caso você não consiga engravidar depois de 6 meses tentando. Esperar muito tempo pode diminuir suas chances de engravidar, já que sua fertilidade pode estar diminuindo e os tratamentos alternativos também podem perder sua eficácia com a idade.

Avisos

  • Não coma peixe com alto nível de mercúrio, como tubarão, peixe espada ou cavala.
  • Evite o consumo de álcool e o uso de drogas quando você estiver tentando engravidar e durante a gravidez. Essas substâncias podem causar defeitos congênitos e complicações graves.

Via WikiHow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *