Prefeitura de Cuiabá realiza palestra sobre autismo

Coordenadores de mais de 200 escolas municipais participaram de palestra de formação continuada, da Coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME), na quarta-feira, 4.

Com o tema “Interações sociais dos alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) – avaliação e intervenção”, o objetivo é fortalecer a ação dos coordenadores pedagógicos na implementação da Política de Educação Inclusiva da rede municipal de educação. Atualmente, a rede atende a 183 crianças com autismo.

A diretora de ensino da SME, Zileide dos Santos conta que a formação constante dos profissionais da área é um dos pontos fortes da secretaria. “Esta capacitação serve para revisar os conhecimentos já adquiridos e também para aprender novos conceitos e abordagens do tema. E nós acreditamos que tendo profissionais bem preparados, mais humanos, estas crianças certamente atingirão o patamar de aprendizado e dignidade que elas merecem”, frisou.
A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Profª. Alzira Valladares concentra o maior numero de crianças autistas da rede, ao todo são 19 alunos.

A coordenadora pedagógica da unidade, Roselaine Ferraz, explica que a demanda aumentou devido à metodologia utilizada para a abordagem destas crianças. “No ato da matricula a gente faz entrevista com os pais para entender exatamente em qual nível cognitivo elas se encaixam e quais são as suas limitações e necessidades. E a partir daí montamos um plano de aula com todos os professores que a criança tem, focado exatamente no que ela precisa para evoluir.”, esclareceu.

Em sua quarta participação da capacitação, a pedagoga ainda afirma ter percebido uma grande melhora no nível de aprendizagem das crianças com deficiência e no comportamento dos colegas para com elas.

Além do autismo, o município de Cuiabá atende a outras 813 crianças com diversos tipos de deficiência, entre síndromes e transtornos.

Via 24HorasNews


Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login